NAGA Telecom - Comunicações
91a84c32b60a90be473821e0381206fd.jpg

A inovação faz o mundo girar e algumas indústrias estão mais expostas a esse fato do que outras. Sendo assim, o setor de Telecom é um exemplo claro de um setor para o qual a inovação é uma questão de vida ou morte. As mudanças acontecem de forma tão rápida quanto profunda.

Por isso, as telecomunicações são a base de um setor com crescimento acelerado. De acordo com a Insight Research, a receita de serviços de telecomunicações em todo o mundo aumentou de US $ 2,2 trilhões em 2015 para US $ 2,4 trilhões em 2019.

Devido à expressividade que estas tecnologias ganham a cada dia, é importante estar por dentro de tudo o que acontece neste mercado.

Afinal, já parou para pensar como teríamos enfrentado o período de isolamento social provocado pela pandemia do Covid-19 em todo o mundo sem as telecomunicações?

O que é Telecom?

As telecomunicações, ou Telecom, são o nome do sistema que permite a troca de informações por distâncias significativas através de meios eletrônicos e pode se referir a todos os tipos de transmissão de voz, dados e vídeo.

Esse é um termo amplo que inclui uma extensa gama de tecnologias de transmissão de informações. Desta forma, Telecom pode referir-se a telefones (com e sem fio), fibra ótica, satélites, transmissão de rádio e televisão, internet e até os antigos telégrafos.

Apesar das chamadas telefônicas tradicionais serem a tecnologia mais facilmente associada a este mercado, o Telecom atualmente pode ter muito mais a ver com a transmissão de dados do que com voz.

Portanto, mensagens de texto, e-mails, streaming de vídeos e até o acesso à internet de alta velocidade para aplicativos de dados, como serviços de informações em banda larga e entretenimento interativo são difundidos através de redes de telecomunicações.

A história dos serviços de Telecom – como as tecnologias de comunicação surgiram e evoluíram?

Para entender as telecomunicações e quais rumos seu futuro poderá tomar, é preciso ter um breve histórico de como tudo começou.

A história das telecomunicações traça um paralelo à história da própria comunicação humana. Por isso, métodos não eletrônicos como os próprios sinais de fumaça ou até mesmo os pombos correio podem ser inseridos nesta linha do tempo.

Isto acontece porque o conceito central das telecomunicações – comunicação à longa distância – sempre foi um interesse da humanidade.

Em Ilíada, de Homero, o autor chega a descrever como os gregos antigos utilizavam o fogo e a fumaça para se comunicar com vizinhanças próximas. Na África e Ásia, tambores marcaram o princípio dos métodos de comunicação auditiva a longa distância.

Todos estes métodos eram baseados em comunicação codificada, ou seja, o soar dos tambores ou padrões de fumaça precisavam ser decodificados para que a mensagem pudesse ser compreendida pelo receptor.

Mas a verdadeira ruptura ocorreu em 1451, com o advento da comunicação de massa. Johann Gutenberg, um alemão, inventou a prensa de impressão.

Esta tecnologia introduziu conceitos que nós associamos com a internet hoje: a comunicação de um para muitos, a facilidade na reprodução de discursos e a mobilidade da informação.

A história das telecomunicações é uma história sobre evolução, e muitas vezes, em outras indústrias, o processo era incremental.

Em 1790, o engenheiro francês Claude Chappe construiu o primeiro sistema ótico de comunicação, e este meio tornou-se muito popular até que o advento da eletricidade mudasse todo o jogo.

Então, 50 anos após a invenção de Chappe, Samuel Morse e seus colegas criaram o telégrafo, que transmitia impulsos elétricos. Logo, em meados de 1857, o Código Morse e os fios de telégrafo se espalharam pelos Estados Unidos e até pelo oceano.

Nesta altura, a comunicação a distância em tempo real finalmente havia se tornado uma realidade.

Em decorrência disso, surgiu o telefone, em 1876; mas só nos anos 1940 ele se tornou um dispositivo doméstico. Este acontecimento tornou as telecomunicações pessoais. A invenção de Alexander Graham Bell finalmente transmitia a voz humana!

A jornada das telecomunicações modernas é traçada não somente por grandes marcos principais, mas também por ideias que estavam a frente de seu tempo. A primeira chamada sem fio, por exemplo, aconteceu em 1880. Entretanto, esse avanço não se popularizou instantaneamente.

Por fim, de os primeiros 40 mil anos foram uma caminhada metódica, os últimos 30 anos foram uma arrancada veloz no setor. Da internet aos smartphones, dos smartwatches aos e-mails, das mensagens de texto às chamadas de vídeo, todos conhecemos este capítulo mais recente porque fizemos parte dele.

O que pode ter fugido a nossos olhos, contudo, é que as telecomunicações já mudaram novamente: da comunicação entre humanos à comunicação entre máquinas. Vivemos em um mundo onde dispositivos conectados a internet estão constantemente se comunicando uns com os outros. Inclusive, frequentemente, estão falando sobre nós.

Aguarde..